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  • Negócios em Jogo, programa 6, 13/05/2013

    Em 13 de maio aconteceu a sexta edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar play aí em cima!

    Esse programa fez parte da #SegunasdeFutebol, evento promovido pelo Google Plus que reuniu vários hangouts para falarem do esporte mais popular do mundo. Por isso, excepcionalmente, focamos nossa pauta quase completamente em futebol.

    Lista dos assuntos abordados:

    Quem vai consumir por causa da Copa?

    Unicef #NoNameMatch

    “O Zizao tá lendo” e o Corinthians tá produzindo conteúdo

    Futebol Alemão: o que eles estão fizeram para chegar lá?

    Levi´s acerta naming rights da nova arena do San Francisco 49ers

    Cristiano Ronaldo é o sócio 100 mil do Sporting

    Em nova pegadinha da Heineken, marido precisa convencer esposa a comprar cadeiras caríssimas

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  • SOBE
  • Curso Online Comunique-se de Marketing Esportivo – 15/05 – segunda edição

    Depois do sucesso da primeira edição, fomos convidados novamente pela Comunique-se para ministrar uma segunda edição do Curso Online de Marketing Esportivo, que acontecerá nessa quarta-feira, 15 de maio.

    Dividimos nosso programa de aula em três módulos, seguindo a estrutura de curso que já utilizamos nas aulas da FIA, onde o Guilherme é professor:

    1) O Papel do Marketing Esportivo na Comunicação Atual
    2) Teoria do Marketing Esportivo
    3) Estudo de Cases

    Assim tentamos equilibrar entre um lado mais acadêmico e outro baseado em experiência profissional.

    Quer saber mais sobre marketing esportivo? Então venha para esse encontro online!

    Data: 5 de maio de 2013

    Carga horária: 3h

    Horário: 19h00 às 22h00

    Investimento: R$150,00

    Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial

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  • SOBE
  • Negócios em Jogo, programa 5, 29/04/2013

    Em 29 de abril aconteceu a quinta edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar play aí em cima!

    Esse programa fez parte da #SegunasdeFutebol, evento promovido pelo Google Plus que reuniu vários hangouts para falarem do esporte mais popular do mundo. Por isso, excepcionalmente, focamos nossa pauta quase completamente em futebol.

    Lista dos assuntos abordados:

    Indústria de vinho quer se popularizar e competir com a cerveja na Copa

    Fogômetro: medindo a emoção do torcedor do Botafogo

    Allianz adquire naming rights para Palmeiras

    Recado para as Jogadoras (case Vôlei Amil)

    Nunca demorou tanto para times grandes brasileiros conseguirem patrocinadores para suas camisas. Por quê?

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  • SOBE
  • “O Zizao Tá Lendo” e o Corinthians tá produzindo conteúdo!

    Alguns dias atrás o Corinthians soltou em seu canal do YouTube um simpático vídeo onde o jogador chinês Zizao passeia pelo campo com alguns colegas de time, e nisso vai lendo os nomes que estão nas placas ao redor. Coincidentemente são os nomes de três patrocinadores do clube: Caixa, Coca-Cola e Gatorade.

    Hoje, enquanto escrevo esse post, o vídeo já passou das 3 milhões de visualizações. Você mesmo provavelmente já viu. Se foi o caso, desça a barra de scroll e vá logo para o resto do post. Se não foi, dá play aí e assista.

    Não é nada difícil entender como esse vídeo rapidamente conquistou os torcedores do clube, e até os não torcedores. Mas, ainda assim, achamos que vale o exercício de desconstruí-lo e, a partir disso, entender alguns conceitos:

     

    O esporte como gerador de conteúdo

    O Erich Beting também escreveu um post sobre esse assunto e brilhantemente citou a NBA, que se define como uma empresa de mídia e esporte.

    A Red Bull tem duas empresas, uma que fabrica a bebida e outra que produz conteúdo. São empresas separadas, com business separados. Se amanhã ou depois a fábrica fechar, nada impede que a outra continue. E daí?

    Em uma realidade em que o ecossistema de mídias é completamente fragmentado faz todo sentido que empresas façam movimentos desse tipo. É a diferença entre “estar aonde a audiência está” e “atrair a audiência até você”. NBA e Red Bull já entenderam que o marketing está indo nessa segunda direção. E agora o Corinthians também.

     

    Storytelling

    Zizao é um personagem-jogador. Na verdade, mais um personagem do que um jogador, mas esses são outros quinhentos. Independentemente da bola que ele joga, Zizao é capaz de naturalmente chamar a atenção porque veio da China, porque há uma polêmica em seu entorno (a crescente importância do marketing versus o foco no futebol) e também porque é simpático e soube criar empatia com o público.

    O vídeo acima, por mais simples que seja, conta uma história. Uma história de superação. Um personagem que veio de longe e, aos poucos, vai se ambientando na nova cultura. Aprender uma nova língua não é um desafio para qualquer pessoa, e quando Zizao aparece lendo em português, com direito a comemoração dos amigos, bingo, é impossível não imaginar sua jornada e não se identificar com ele. De alguma forma todo mundo já passou por isso.

     

    Publicidade contextualizada

    Se Zizao estivesse lendo qualquer coisa isso já seria um belo case de conteúdo do Corinthians. Mas ele está lá lendo as placas ao redor do campo. As placas dos patrocinadores.

    É claro que essa coincidência foi de caso pensado. Não há como imaginar diferente. Mas, ainda assim, a publicidade está tão bem contextualizada na história que o público até acha graça.

    É como a bola Wilson no filme O Náufrago. A marca está lá, explícita, mas o personagem é tão legal, e faz tanta diferença no filme, que o público aceita como fazendo parte da história. Aliás, sem o Wilson a história seria outra.

    Ouso dizer que sem a Caixa, a Coca-Cola e a Gatorade, essa história também seria outra.

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  • SOBE
  • Concurso cultural da Ativa Esporte para comemorar mais de 50 mil no Google +

    No começo desse ano a Ativa Esporte iniciou uma parceria com o Google Plus e daí saíram duas coisas bem legais: os hangouts quinzenais que batizamos de Negócios em Jogo e a nossa página oficial na plataforma.

    Recentemente nossa página por lá alcançou a impressionante marca de 50.000 (isso mesmo, CINQUENTA MIL) seguidores!

    Então, para não deixar passar batido, criamos um concurso cultural para comemorar o feito. Preste atenção que é bem simples.

    Para participar basta entrar NESSE LINK e responder uma pergunta:
    QUAL A PRÓXIMA TENDÊNCIA DO MARKETING ESPORTIVO NO BRASIL?

    Isso não é uma pegadinha, ou seja, não adianta responder que é a Ativa Esporte. Até ficaremos lisonjeados, mas vamos premiar a resposta mais consistente e interessante.

    E qual é o prêmio?

    O vencedor vai ganhar uma cópia do livro O MARKETING ESPORTIVO NO BRASIL, editado pelo Instituto Brasileiro do Marketing Esportivo. Trata-se de uma coletânea de artigos sobre os mais variados assuntos da área, escritos por profissionais de renome no cenário nacional. Não por acaso um dos capítulos é escrito pelo Guilherme Guimarães, nosso Diretor Geral.

    O livro será enviado ao vencedor por correio, independentemente do local de residência. Portanto, todo o mundo está convidado a participar! Além de seguir a gente na sua rede social preferida:

    Ativa Esporte no Google +

    Ativa Esporte no Facebook

    Ativa Esporte no Twitter

    Ah, último recado. O concurso encerra no dia 13 de maio, segunda-feira, às 23:59.

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