Ex-atletas podem ser uma ótima opção para as marcas

Recentemente a Nielsen Brasil divulgou uma pesquisa, feita a partir de 2007 em São Paulo e no Rio de Janeiro, sobre os atletas fora do universo do futebol mais lembrados pela população. Foram mais de 20.000 entrevistas em 5 anos. 240 atletas foram lembrados espontaneamente.

O mais curioso do resultado é que várias das primeiras posições desse ranking são de ex-atletas. Daiane dos Santos, quem diria, está em primeiro lugar. Ayrton Senna em segundo. Gustavo Kuerten em quarto. Hortência em sexto.

Uma análise mais rápida pode inferir que faltam grandes ídolos atuais no esporte brasileiro, e em algumas modalidades isso realmente um fato. Depois de Gustavo Kuerten nunca mais houve um tenista brasileiro à altura, o mesmo com Ayrton Senna e o automobilismo.

Mas o esporte não morreu, longe disso, e essas Olimpíadas atuais estão criando novos ídolos, como Sarah Menezes do judô e Arthur Zanetti da ginástica olímpica. Daqui 10 ou 20 anos talvez sejam eles a figurarem no topo desse ranking.

O ponto que mais chama atenção para nós, que trabalhamos com marketing esportivo, é a importância das marcas apoiarem atletas desde cedo e também depois que eles param. Daiane, Gustavo Kurten e Hortência ainda ocupam um espaço na mídia maior do que a maioria dos atletas atuais e, para muitos, são uma enorme fonte de inspiração.

Quem sabe disso bem é a Nike, que continua tendo em Michael Jordan um de seus maiores garotos propaganda, inclusive com uma linha de produtos que segue firme e forte desde quando o ídolo estava em quadra. Tudo bem que Jordan foi o Pelé do basquete, mas a NBA já produziu outros ídolos à altura e nenhum deles teve sua imagem tão bem explorada depois da aposentadoria.

No esporte brasileiro há o caso de Ayrton Senna, que até hoje é associado ao Banco Nacional, uma marca que nem existe mais. Em um exercício de imaginação seria possível pensar na reinauguração da marca usando o ídolo, não? De qualquer forma, quantos ex-atletas brasileiros poderiam ser melhor explorados pelas marcas? Pelos partidos políticos eles já são, por isso em toda eleição vemos ex-atletas puxando votos como vereadores e deputados.

via Mundo Marketing

Comentários

comentários