Post Inicial

Desde pequeno esporte é uma paixão para mim. Sempre fui um ávido consumidor de esportes, tanto praticando como acompanhado ao vivo ou pela mídia. Isso fez com que, ao longo da minha vida, eu o unisse a outra de minhas paixões, o marketing, passasse a acompanhar de perto e acabasse por trabalhar com marketing esportivo. Em todo esse tempo de relação com essas paixões, acabei percebendo que uma das maiores deficiências nesse mercado, hoje, está no trabalho de ativação de patrocínios/parcerias. Isso prejudica a todos os envolvidos, mas, principalmente, o esporte, na sua luta por sobrevivência.

Muitas empresas investem quantias exorbitantes de dinheiro na aquisição de direitos que acabam por não explorar, apesar desta ser uma ferramenta de marketing extremamente poderosa e completa, por possibilitar oportunidades diversas dentro do mix (lançamento de produtos, alavancagem de vendas, ações de relacionamento, estratégias de endo-marketing, etc.). Esse fato acaba por gerar um resultado para a patrocinadora não tão bom quanto poderia ou, em casos extremos, resultado algum e, por consequência, um rejeição à essa ferramenta. É claro que essa tarefa não é só dos patrocinadores, mas de todos os envolvidos (patrocinados também, claro!), pois quanto maior o retorno de cada um, melhor será o acontecimento, maior será a audiência, que proporcionará maior retorno vindouro, que irá melhorar ainda mais o evento, que iá gerar maior audiência…

Esse cenário incentivou-me a criar esse blog, cujo objetivo não é discutir as razões que levam à essa realidade, mas divulgar as boas práticas dessa área e, assim, contribuir tanto com as empresas patrocinadoras para aumentar seu retorno com os investimentos em esporte, quanto, principalmente, com o esporte, para aumentar sua possibilidade de sucesso.

Esse, é claro, é um espaço aberto. Por favor, mandem contribuições e colaborem. Sempre!!!
Muito obrigado e vamos ao primeiro post,
Guilherme

Comentários

comentários