A Libertadores do Corinthians na visão dos patrocinadores

Na semana passada os amantes do futebol, corinthianos ou não, foram testemunhas de um dos momentos mais marcantes da história recente desse esporte no Brasil. A final da Libertadores, entre Corinthians e Boca Juniors, foi catártica em muitos sentidos.

Para os torcedores do time foi a possibilidade de ganhar um título importante que faltava. Para os rivais estava em jogo o fim das eternas piadas sobre falta desse título. Para a TV houve um recorde de audiência, 3 em cada 4 pessoas com o aparelho ligado estavam sintonizadas no jogo. Para os bares provavelmente houve recordes batidos também.

Mas e os patrocinadores? Dificilmente houve na história recente um jogo com tantas ações de marcas patrocinando um dos clubes. No final, além do título e da festa, acabamos ganhando uma verdadeira aula de como marcas podem ativar o patrocínio de clubes em partidas importantes.

 

Gatorade

Logo após a final a marca criou um hotsite no estilo linha do tempo contando a trajetória do Corinthians na Libertadores. Para ver tudo o usuário tem que ir passando o scroll horizontal. As ilustrações são belíssimas e a marca só aparece no final.

É uma justíssima homenagem.

 

Bombril

Aproveitando o eterno personagem de Carlos Moreno a Bombril lançou um vídeo bem humorado antes da partida final, como forma de apoiar o time. Também houve uma promoção com sorteio de ingressos para a final.

 

Brahma

Recentemente a Brahma vem desenvolvendo ações específicas para os times que patrocina, e com o Corinthians não podia ser diferente. Para isso ela criou a campanha #Tangoloco, que contou com o vídeo abaixo e alguns prints derivados.


 

Rádio Globo

Já a Rádio Globo fez uma homenagem ao clube por meio de um vídeo ilustrando uma oração à São Jorge.


Nike

E, finalmente, a Nike, que antes do jogo lançou uma polêmica “carta”, compartilhada à exaustão nas redes sociais, focando na torcida contrária ao Corinthians. Foi uma ação corajosa e de muita personalidade, já que muitos desses torcedores não corinthianos até chegaram a falar de boicote à marca.

 

E, depois do jogo, para comemorar o título, foi lançado esse vídeo em tom emocional.

Resumindo a história, temos ótimos exemplos de como marcas podem (e devem) aproveitar melhor as propriedades que patrocinam, estando junto da torcida e produzindo ações relevantes.

Eu, que sou um são paulino assumidamente anti-corinthiano, fiquei mais com inveja dos patrocinadores do que do título, até porque desse a gente já tem três. Mas os patrocinadores do meu time bem que podiam fazer ações tão legais quanto essas!

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