Percepção de celebridades do esporte

O artigo acadêmico é do ano passado, mas vale o post por dois motivos:

1) O assunto é bastante interessante e pertinente para quem trabalha com marketing esportivo.

2) Apoiamos pesquisas acadêmicas sérias. Em relação ao marketing esportivo (e a muitas outras áreas) o Brasil ainda engatinha nesse assunto, portanto é nosso dever ajudar a divulgar.

Pois bem, os autores, Otavio Freire e o Diego Senise, mostram como celebridades esportivas podem ajudar ou atrapalhar a empresa a atingir determinados objetivos de comunicação.

Em um dos trechos mais interessantes do artigo eles mostram, por meio de uma pesquisa própria, que atletas do meio futebolístico, na média, estão mais associados ao atributo “popular”. Do outro lado temos os atletas de outras modalidades que não o futebol, nos quais o público enxerga uma associação maior à atributos como inteligência e confiabilidade.

 

 

Na mesma linha de pesquisa os atletas de futebol, na média, transmitem mais brasilidade, enquanto os outros são mais associados à atributos como beleza, modernidade, sedução e vestir bem.

 

 

Em outras palavras, empresas deveriam levar esse tipo de dado mais em consideração quando escolhem patrocinar um atleta, se atentando a que tipo de atributo ela quer que o mesmo empreste à marca. Infelizmente não é o que acontece na realidade, já que todos os patrocínios parecem se concentrar única e exclusivamente no atributo popularidade.

Mas aqui vale um disclaimer: essa pesquisa é só a ponta do iceberg de toda análise estratégica que deve estar por trás do patrocínio de um atleta, ou de qualquer outra propriedade esportiva. Muitos fatores precisam ser analisados para que uma decisão desse tipo, cujo investimento é cada vez mais alto, seja tomada.

Para acessar o PDF com o artigo completo clique aqui.

via InComMetrics (dica do Tarcizio)

Comentários

comentários