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  • Adidas Chelsea – Esporte e Responsabilidade Social Juntos

    A Adidas, patrocinadora e fornecedora do Chelsea, foi além da parceria esportiva com o clube apoiando também atividades de responsabilidade social da instituição.

    O Chelsea mantém um programa no qual disponibiliza quadras para uso gratuito dos jovens da região oeste de Londres, buscando incentivar a prática esportiva entre esses. O vínculo entre o clube e a ação é evidenciado pela cor dessas quadras, que são azuis (foto), a cor do time.

    Para divulgar a ação foram usados, claro, os ídolos da equipe, que também participam de atividades com os jovens (vídeo abaixo).

    O retorno com ações desse tipo são os mais diversos (desde o social propriamente dito à contrução de imagem de marca), e a Adidas, principal parceira do clube, foi correta e esperta ao estar junto.

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  • SOBE
  • Subway Baseball – A Estranha História do Home-run Premiado

    Eu sei que o propósito desse blog, como elucidado anteriormente e seguido à risca desde então, é de divulgar as boas práticas em ativação esportiva. Porém, dessa vez, vou falar de uma ação que tinha o potencial de ser uma excelente ativação, gerando mídia espontânea e visibilidade positiva e estimulando novas ações e acabou fazendo o contrário.

    A Subway, rede de fast food americana, tem no estádio dos Minnesota Twins, equipe de baseball da Major League, um alvo que premia um torcedor com 25 mil dólares, quando este é atingido por uma bola em rebatidas de home-run.
    Durante o jogo dos Seattle Mariners contra os Twins, Ken Griffey Jr., um dos grandes nomes da história da liga, jogador dos Mariners, rebateu um home-run e acertou o alvo. No entanto, a Subway informou que a promoção só é válida para jogadores do time da casa, os Twins, e se recusou a pagar o valor.

    Não sei (e procurei informações sobre isso) como, onde, etc. as regras da ação foram divulgadas e como acabou essa história, mas, independente disso, acredito que foi muito mal conduzida essa história. O que era para ter uma excelente repercussão acabou por gerar um péssimo retorno.

    Por favor, se alguém tiver mais informações de como acabou essa história, divida conosco. O blog está aberto, claro, para membros da empresa esclarecem os fatos, caso esses não reflitam a verdade.

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  • SOBE
  • Guinness Rugby – Tomando Posse de um Esporte

    Alguns posts atrás eu falei do que a Heineken fez com a UEFA Champions League, utilizando de ícones da competição (principalmente a música tema) para apropriar-se do evento.

    A Guinness com o Rugby, no entanto, foi ainda mais longe. Através de uma longa parceria com o esporte, consolidou-se de maneira enraizada no universo no rugby e seus fãs (o vídeo abaixo foi uma ativação da época do mundial de 2007).

    A marca conseguiu apropriar-se de tal maneira do rugby que hoje possui linhas de roupas voltadas para os fãs desse esporte (imagens abaixo). Demonstrando, mais uma vez, que o investimento no esporte funciona como ferramenta de geração de receitas, dessa vez, através da extensão da marca para novos mercados.

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  • SOBE
  • Ale Rally dos Sertões – Modernizando o Clichê

    A Ale, empresa brasileira distribuidora de combustíveis, buscou uma maneira de dar uma repaginada em uma ativação clichê, mas que é, ainda assim, efetiva.

    A empresa possui a Equipe Ale de Rally e, para divulgar sua participação no Rally dos Sertões, está utilizando o famoso concurso cultural incentivando o público a enviar mensagens de incentivo aos seus atletas. A diferença e, porque não, inovação é a utilização do Twitter.

    Uma maneira simples, clichê, mas efetiva de gerar envolvimento com o público e amplificar o patrocínio. Para acessar a página da Equipe Ale e obter mais informções sobre o concurso, clique aqui.

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  • SOBE
  • Nike Seleção Brasileira/Ronaldinho – Relembrando Grandes Momentos

    Aproveitando que eu falei da Nike no último post, vou relembrar aqui dois momentos sensacionais de ativação da marca.

    O primeiro é de uma série de vídeos que foi feita com a seleção brasileira, muito divertidos e dividindo um pouco os bastidores da equipe com o público em geral. A marca usou muito bem o time e deixou bem clara sua relação com o mesmo, estreitando ainda mais a relação da equipe e, por consequência, da marca, com o povo brasileiro. Veja abaixo.

    O segundo foi um viral espetacular, na época aproveitando o momento brilhante do Ronaldinho Gaúcho, que a empresa criou (mais de 29 milhões de exibições). O vídeo em que Ronaldinho chuta diversas bolas na trave seguidamente espalhou-se pela internet de modo inacreditável, gerando mídia espontânea tradicional, uma intensa discussão acerca da veracidade do vídeo e conteúdo para concursos promovidos por diversos meios de comunicação. Veja abaixo também.

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