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  • Guilherme Guimarães ministra curso de Marketing Esportivo no Rio de Janeiro – 17/08

    Guilherme Guimarães, diretor geral da Ativa Esporte e professor de marketing esportivo da FIA e Trevisan, pela primeira vez leva seu curso de marketing esportivo para o Rio de Janeiro, em parceria inédita com a EasyAula.

    O curso acontecerá em 17 de agosto, um sábado, tendo duração de 8 horas e compreendendo 5 módulos:

    – O papel do marketing esportivo na comunicação atual

    – Panorama do marketing esportivo no Brasil

    – Marketing esportivo: um pouco de teoria

    – Discussão de cases

    – Trabalho em grupo

    Para mais informações e inscrições, acesse esse link.

    Ah, importante, os 5 primeiros inscritos terão um desconto especial! Então corre lá. :)

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  • SOBE
  • Esporte + Cultura: vamos explorar as possibilidades?

    O post abaixo foi originalmente escrito para o portal sportIZ em 27/06/2013. O link original pode ser acessado aqui.

     

    Não faz muito tempo que li essa notícia, falando que a NBA tinha feito uma parceria com a Sanrio para o lançamento de uma coleção de roupas femininas que misturam os universos da liga de basquete e da Hello Kitty, principal personagem da empresa.

    Sejamos honestos. É difícil imaginar como NBA e Hello Kitty podem estar juntos, né? Mas essa sensação é logo dissipada quando damos uma olhada na linha de produtos. Vejam só as camisetas abaixo. Não é, no mínimo, muito simpático?

    Desde já deixo claro que esse não é um post jabá pra vender a coleção. Aliás, nem sei se ela está disponível no Brasil. Mas o ponto, que eu já defendo faz tempo, é que há muito espaço para que propriedades esportivas e culturais sejam trabalhadas juntas. De uns anos para cá, por exemplo, a Adidas vem criando produtos utilizando o universo Star Wars. Já no âmbito da brincadeira, um artista criou times fictícios baseados nas famílias do Game of Thrones. Em outras palavras, não há limites para a imaginação.

    E talvez esse seja um caminho interessante para marcas que, nos próximos anos, patrocinadoras oficiais ou não, tentarão pegar carona na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. Faça uma pesquisa rápida no Google imagens e você não vai demorar para perceber que 90% de todas as campanhas em época de grandes eventos esportivos lidam exatamente com os mesmos elementos: superação, suor, torcida, alegria, brasilidade etc. O resultado disso é que a comunicação fica pasteurizada, sendo difícil para os consumidores identificarem quem está falando o quê.

    Trazer esses elementos externos ao universo esportivo, como a música ou a ficção, pode ser uma ótima jogada.

    Bruno Scartozzoni é diretor de planejamento da Ativa Esporte, professor destorytelling e transmídia da ECA-USP, ESPM e FIA, e colaborador do Update or Die.

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  • SOBE
  • Negócios em Jogo, programa 8, 10/06/2013

    Em 10 de junho aconteceu a oitava edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar play aí em cima!

    Esse programa fez parte da #CentraldeFutebol, evento promovido pelo Google Plus que reuniu vários hangouts para falarem do esporte mais popular do mundo. Por isso, excepcionalmente, focamos nossa pauta quase completamente em futebol.

    Lista dos assuntos abordados:

    Neymarketing

    Infográfico da repercussão da venda de Neymar ao Barcelona nas redes sociais

    Copa das Confederações e Copa do Mundo, agora é pra valer!

    “Entreviste a Selação” – app da Mastercard para torcedores entrevistares jogadores e comissão técnica

    Jogador se nega a vestir uniforme com novo patrocinador

    Judotype, uma tipografia inspirada pelos golpes de judô

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  • SOBE
  • Negócios em Jogo, programa 7, 27/05/2013

    Em 25 de maio aconteceu a sétima edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar play aí em cima!

    Esse programa fez parte da #SegunasdeFutebol, evento promovido pelo Google Plus que reuniu vários hangouts para falarem do esporte mais popular do mundo. Por isso, excepcionalmente, focamos nossa pauta quase completamente em futebol.

    Lista dos assuntos abordados:

    O vencedor do concurso cultural da Ativa Esporte foi o Ricardo Fernandes, com a resposta abaixo.

    Em minha singela opinião, a próxima grande tendência do marketing esportivo no Brasil é a oferta de patrocínio por pequenas e médias empresas em categorias esportivas como atletismo, ciclismo, rugby, natação… enfim, modalidades que não são tão divulgadas como futebol, volei e basquete.

    Desta forma, as pequenas empresas poderão ter suas marcas conhecidas em todo o país, sem fazer investimentos estratosféricos como é necessário nas modalidades de massa.

    Nike revela novo uniforme da Inglaterra via Twitter

    Novo XBox terá conteúdo exclusivo da NFL e inaugura nova era

    Daft Punk lança novo CD no GP de Mônaco

    A venda de Neymar para o Barcelona

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  • SOBE
  • Percepção de celebridades do esporte

    O artigo acadêmico é do ano passado, mas vale o post por dois motivos:

    1) O assunto é bastante interessante e pertinente para quem trabalha com marketing esportivo.

    2) Apoiamos pesquisas acadêmicas sérias. Em relação ao marketing esportivo (e a muitas outras áreas) o Brasil ainda engatinha nesse assunto, portanto é nosso dever ajudar a divulgar.

    Pois bem, os autores, Otavio Freire e o Diego Senise, mostram como celebridades esportivas podem ajudar ou atrapalhar a empresa a atingir determinados objetivos de comunicação.

    Em um dos trechos mais interessantes do artigo eles mostram, por meio de uma pesquisa própria, que atletas do meio futebolístico, na média, estão mais associados ao atributo “popular”. Do outro lado temos os atletas de outras modalidades que não o futebol, nos quais o público enxerga uma associação maior à atributos como inteligência e confiabilidade.

     

     

    Na mesma linha de pesquisa os atletas de futebol, na média, transmitem mais brasilidade, enquanto os outros são mais associados à atributos como beleza, modernidade, sedução e vestir bem.

     

     

    Em outras palavras, empresas deveriam levar esse tipo de dado mais em consideração quando escolhem patrocinar um atleta, se atentando a que tipo de atributo ela quer que o mesmo empreste à marca. Infelizmente não é o que acontece na realidade, já que todos os patrocínios parecem se concentrar única e exclusivamente no atributo popularidade.

    Mas aqui vale um disclaimer: essa pesquisa é só a ponta do iceberg de toda análise estratégica que deve estar por trás do patrocínio de um atleta, ou de qualquer outra propriedade esportiva. Muitos fatores precisam ser analisados para que uma decisão desse tipo, cujo investimento é cada vez mais alto, seja tomada.

    Para acessar o PDF com o artigo completo clique aqui.

    via InComMetrics (dica do Tarcizio)

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